sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O PODER DA COMUNIDADE

Como Cuba sobreviveu à Crise do Petróleo

Após o colapso da União Soviética em 1990, a economia de Cuba foi abalada. Com a importação do petróleo cortada pela metade – e alimentação em cerca de 80% - as pessoas entraram em desespero. Esse filme nos fala sobre as dificuldades e os esforços bem como a comunidade e criatividade dos cubanos durante este período. Como eles transitaram de um sistema agrícola altamente mecanizado e industrial para um baseado em métodos de cultivo orgânico em fazendas e jardins urbanos. É uma visão inusitada dentro da Cultura Cubana durante essa crise econômica, a qual eles chamaram de “O Período Especial”. O filme inicia com uma curta história sobre o Pico do Petróleo, um termo atual na nossa história quando a produção mundial de petróleo alcançará em pouco tempo seu ápice e começará a declinar. Cuba, o único país que enfrentou tal crise – a redução massiva de combustíveis fósseis – é um exemplo de opções e esperança.

Esse filme foi um projeto do Instituto para Soluções de Comunidades Arthur Morgan, uma Ong que “desenha” e ensina soluções de baixo custo energético para o modelo atualmente insustentável de estilo de vida. Morgan nos mostra respostas inovadoras de cidadãos cubanos através de princípios da Permacultura para a recuperação de solos degradados por fertilizantes químicos e pesticidas, bem como criatividade na produção de alimentos nos grandes centros urbanos.

Também podemos ver como Cuba lidou com a falta repentina de energia, com a ausência de combustível para os automóveis, bem como a criativa redução do consumo energético em suas casas e locais de trabalho.

Cuba adaptou “tempo, pessoa e lugar” para viver e prosperar porque os cubanos mobilizaram toda a sua cultura. Provocaram mudanças através da cooperação, adaptabilidade e abertura para novas idéias e alternativas. Há importantes lições de Cuba para o resto do mundo, mostrando que tudo é possível. Tudo na vida é AMOR!!!

Nenhum comentário: