terça-feira, 5 de agosto de 2008

Evoluçao da Verdadeira Liderança

"Vemos assim que a liderança por si só não surge a partir de circunstâncias externas, nem por pura necessidade social, nem pelo movimento dialético tal como concebido por Marx e Lênin. Antes de mais nada, a evolução da verdadeira liderança é subjetiva, tal como muitos pensadores indianos como Brhaspati, Shukracarya e Kautilya disseram. Platão, Sócrates e Pitágoras não foram os produtos dos jogos intelectuais e sofismas tão prevalentes na Grécia do tempo deles; eles foram verdadeiros líderes. Mas a Europa medieval produziu dezenas de estudiosos [escolásticos] românticos cujo trabalho foi inteiramente uma reflexão das circunstâncias externas. A liderança de Churchill foi efetiva apenas nas circunstâncias externas do sentimento de guerra - ele na verdade foi um seguidor das circunstâncias externas - mas Napoleão desenvolveu- se independentemente do Novo Escolasticismo e dos remanescentes do Sentimento Revolucionário. De modo semelhante, Asoka, o Grande, e Chandragupta, da dinastia Gupta, não foram condicionados por circunstâncias externas - cada um trouxe frescor e um novo dinamismo à civilização indiana. Quem, então, é o verdadeiro líder na sociedade ? Houveram no passado muitos conceitos de liderança e do líder ideal. Devemos examinar alguns.

Diferentes Conceitos

[N. do T.: Nesta seção o autor examinar os conceitos de Platão, Confúcio, Maquiavel, Leibniz, Locke, J. B. Fichte, John Stuart Mill e Friedrich Nietzsche. Omitirei aqui o texto dessa seção.]

Visão Inadequada

Marx dependeu da liderança do proletariado. Eles iriam buscar uma sociedade sem classes e a socialização dos meios de produção. Eles iriam arrebentar a estrutura econômica capitalista, trazendo a meta da igualdade absoluta.

Há algumas visões passadas de liderança. PROUT vê a todas elas como inadequadas. De acordo com Prout, um líder tem duas tarefas possíveis. A primeira será de manter a continuidade no fluxo da sociedade, liderando a sociedade com destreza para uma mudança construtiva, e evitando todas as formas de estagnação. A segunda será de manter o equilíbrio, para proporcionar um ponto de apoio durante o período de reconstrução que se segue à revolução, para guiar a motividade que resulta da revolução através do canal da ideologia.

Os líderes do futuro, como vimos, devem desconectar- se de todas as classes, tornando a si mesmos aptos a representarem todas as pessoas, através da aquisição dos atributos de todas as quatro varnas [N. do T.: classes ou cores mentais básicas dos seres humanos]. Eles irão constantemente vigiar a motividade do ciclo [social] e não permitirão qualquer exploração ou retardamento do fluxo. E eles irão canalizar todas as energias das unidades e do corpo coletivo para o alcance das mais elevada perfeição.

A Teoria Dependente

O futuro líder também terá de rejeitar todas as velhas teorias políticas. Uma teoria somente pode ter sucesso se ela for baseada na realidade: ela tem de ser apresentada sem qualquer interesse egoísta na mente do teórico; ela tem de estar além das limitações de espaço, tempo e pessoa; e deve haver uma personalidade forte o bastante para implementá-la. A teoria de Marx foi apresentada como uma reação a uma situação específica: a existência de uma classe explorada de trabalhadores no século dezenove. Ela depende inteiramente de um tal sistema de exploração com trabalhadores na base da sociedade - o que nem sempre é o caso. E ele dependeu inteiramente na liderança desse proletariado, algo que nunca poderia acontecer. Lênin viu isto e desviou-se drasticamente do ideal de Marx; no seu planejamento revolucionário, ele não tentou alcançar as pessoas - ao invés disso, ele desejou revolucionários treinados, de sangue frio, provenientes do setor intelectual da sociedade. Ele disse, “O partido proletário revolucionário deverá ser a liderança do proletariado industrial, e será baseado nele. A classe trabalhadora industrial, através dos seus próprios esforços, é somente o capital da consciência dos sindicatos. Ela não pode espontaneamente produzir uma liderança correta, e esta deve ser proveniente do domínio sobre o marxismo.”

Mesmo um marxista como Engels tem a mesma coisa a dizer sobre a liderança. Se uma figura pública destacada particular surgir ou não, é uma questão de acaso, mas isto não significa que qualquer corpo possa ocupar o seu lugar e realizar a sua missão histórica. Para desempenhar essa tarefa, qualidades e habilidades apropriadas são necessárias. Portanto, usualmente são pessoas que possuem tais qualidades em um grau maior ou menor que vêm à frente como líderes. A teoria da liderança do proletariado foi dada para proteger o interesse do proletariado, mas nós vemos que essa liderança foi somente um sonho. Marx não deu atenção à realidade quando ele propôs a idéia. Os seus associados mais próximos sabiam que isso era impossível, e nunca tentaram seguir isso. Assim, desde o próprio começo a liderança das massas foi um mito.

[...]

A principal causa da crise atual do mundo é a falta de liderança, a falha dos assim-chamados líderes de orientarem corretamente a sociedade. Há muitas razões para isto. A primeira causa principal é que uma pessoa não pode ser um líder verdadeiro ao menos que ela tenha desconectado- se de todas as classes, e nenhum dos líderes do mundo atual tentaram fazer isso. Em vez disso, cada um deles cultivou e reforçou os próprios aspectos que os tornaram membros de uma varna em particular. Eles mantêm a sua visão limitada. Eles tornam-se um núcleo falso [do ciclo social] e inevitavelmente impedem o progresso. E com demasiada freqüência as pessoas escolhem um líder que não é o que parece ser, e que na verdade irá contra os desejos delas. [...]

Líderes Sem Valor

[...]

Mas só há uma maneira pela qual um líder pode beneficiar todo o seu povo - ele deve manter-se no núcleo [do ciclo social]. O Sadvipra é absolutamente necessário atualmente. Como ele se mantém no núcleo, ele não ficará apegado a qualquer teoria política em particular. Ao menos que cuidados especiais sejam tomados, uma teoria política sempre será estática, e incapaz de variar de acordo com mudanças de espaço, tempo e pessoa, e portanto ela deverá tornar-se inaplicável. Aqueles que tentam seguir uma teoria inaplicável são sempre um fardo para a sociedade. Mas o núcleo é aquilo no qual a sociedade e cada unidade da sociedade sempre podem se apoiar. Ele é uma verdade universal, e o Sadvipra, a manifestação do aspecto pessoal desse núcleo, será capaz de mudar o seu método de aplicação e ainda assim manter-se com a sua verdade.

Liderança Coletiva

A liderança Sadvipra é coletiva; a responsabilidade é conjunta. Nenhum indivíduo isolado pode ser chamado de líder. Esses Sadvipras mantêm o ciclo social movendo-se em todos os momentos, canalizando apropriadamente as energias da sociedade em todos os momentos, de modo que o máximo de avanço seja feito e a mudança na varna dominante ocorra suavemente.

[...]"

Fonte: Capítulo 2 - Historicidade e Liderança de PROUT. In: Nirmalananda Avadhuta. Fundamentals of PROUT (As Propounded in Ananda Sutram) - Vol. 1. Varanasi : Abhijat Press, 1972.

Traduçao: Mahesh

Nenhum comentário: