domingo, 16 de maio de 2010

Protagonismo Jovem

palestra especial USP Butantã

O Projeto “Protagonist Youth Citizenship” (Pró-You) foca a sua atenção no protagonismo jovem e tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal, em nível individual e relacional, de grupo, estimulando a participação por meio da consolidação da identidade como pessoas e como cidadãos ativos na sociedade.

Reconhecendo os jovens como autores e atores do desenvolvimento humano no presente, o projeto reúne também a consolidação das capacidades de integração de grupo, de relação entre as pessoas, liberdade individual, tomada de decisão, compromisso social e responsabilidade.

Como realizar projetos de protagonismo na universidade e nas comunidades?

Como mobilizar jovens para realizar projetos em suas comunidades?

O que significa “protagonismo”?

Como se conectar com projetos realizados internacionalmente (Europa – Italia, Portugal)?

Como encontrar outros jovens comprometidos em realizar ações praticas de desenvolvimento local?

É possível conectar-me comigo mesmo e com os outros realizando transformação social?

PALESTRANTE: Giulio Vanzan

Experiência profissional: desde 2008 trabalha com o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), do qual agora é o diretor executivo na Europa; consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do UNICEF, como formador e facilitador de processos; formador para a Associação VIP Itália onlus e presidente da Associação VIP Verona onlus, associação de clown-terapia. No 2004-2005 coordenador de projetos internacionais de VIP Itália onlus (Romênia, Bolívia e Brasil). Autor do livro: “Da passividade aprendida ao protagonismo”, publicado para UN Voluntários e a Universidade Estadual do Goiás (Brasil).

Formação acadêmica: mestrado em desenvolvimento local e licenciatura em cooperação ao desenvolvimento na Universidade de Pádua (Itália).

Outras formações: formação em teatro do oprimido no Centro do Teatro do Oprimido de Rio de Janeiro (CTO) e na Associação Giolli Teatro (Itália); formação como clown-doutor e treinador de clown com a Associação VIP Formação; estudo da arte do mimo e do corpo poético na associação Larven Teatro; especialização como instrutor de Rajadiraja Yoga na associação Ananda Marga Pracaraka Samgha; malabarista e amante do contact juggling.


PROUT
Instituto de Psicologia USP
Bloco B, sala 13
terça, 18 de maio às 19h
proutsp@gmail.com