domingo, 21 de março de 2010

Pedagogia da Convivência


por Xesús Jares

Conviver significa viver uns com os outros com base em certas relações sociais e códigos valorativos, forçosamente subjetivos, no marco de um determinado ontexto social. Estes pólos, que marcam o tipo de convivência, estão potencialmente cruzados por relações de conflito, o que de modo algum significa ameaça à convivência.


Conflito e convivência são duas realidades sociaisinerentes a toda forma de vida em sociedade.
O modelo de convivência democrática está assentado no Estado de Direito e no cumprimento de todos os direitos humanos para o conjunto da população. Os direitos humanos favorecem a convivência democrática tanto quanto apostam em um tipo de sociedade assentada em valores democráticos e na justiça social, dimensões que se chocam frontalmente com os interesses dos que defendem o benefício particular e a dominação. Os direitos humanos optam por um tipo derelações sociais e econômicas baseadas na justiça, na igualdade e na dignidade das pessoas, ao mesmo tempo em que tornam outras incompatíveis.

Leia texto completo em: http://www.4shared.com/file/246280620/568a47ac/pedagogia_convivencia_Xesus_Ja.html

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