Há duas causas básicas para a depressão economica - primeira, a concentração da riqueza e, segunda, o cerceamento a circulação do dinheiro.
Primeiramente, se o capital fica concentrado nas mãos de poucos indivíduos ou do estado, a maioria das pessoas é explorada por uma meia dúzia de pessoas. O resultado desse processo de intensa exploração é uma séria explosão, conhecida como depressão no mundo da economia. A concentração da riqueza, particularmente a concentração do valor da riqueza, é a causa fundamental de uma depressão.
Em segundo lugar, a depressão ocorre quando o dinheiro em poder dos capitalistas, sejam indivíduos seja o Estado, para de circular. O dinheiro fica parado ou sem utilização porque os capitalistas calculam que seus lucros se reduzirão com a livre circulação do dinheiro, não se importando se isso gerará befícios as pessoas comuns. A verdadeira psicologia dos capitalistas é obter o lucro com a aplicação do capital. Mas quando descobrem que o capital investido não produz os lucros esperados, eles param de investir. O dinheiro, então, mantém-se parado ou inerte; por conseguinte, não há investimento, produção, renda e, portanto, poder de compra. A situação se torna muito delicada, porque apenas alguns poucos consumidores podem adquirir artigos.
Se houver mão-de-obra excedente e produção deficitária, o efeito da depressão será maior. Portanto, durante uma depressão, as regiões com essas características poderão ter falencias e desemprego generalizados. Quando há redução de salário, pessoas em áreas com mão-de-obra excedente normalmente migram para outras regiões e ficam sujeitas a maiores dificuldades. Isto agrava o problema do desemprego em áreas com mão-de-obra excedente. Em tais circunstancias, a restrição ao comércio de generos alimentícios entre diferentes unidades socioeconomicas poderá levar a uma escassez cronica de alimento em areas com produção deficitária. Portanto, um isolamento sitemático não deveria ser implantado. Países e regiões com produção excedente e mão-de-obra escassa geralmente tem menor dificuladade durante a depressão.
Calcutá, 13 de setembro de 1987
Democracia Economica - P.R.Sarkar - pág. 115
Nenhum comentário:
Postar um comentário