segunda-feira, 23 de junho de 2008

Humanismo, Neo-humanismo e Espiritualidade

Os Sentimentos Humanos e o Neo-humanismo

[...]
O humanismo originou-se na Europa durante a época da Renascença como uma reação aos dogmas ilógicos e à dominação do poderoso clero da Igreja Católica, que exigia fé cega e total obediência. Conseqüentemente, muitos humanistas ocidentais rejeitaram a idéia de um Deus exterior, além do que pode ser comprovado pela experiência humana. Em vez disso, eles recorreram à lógica, ao raciocínio e ao questionamento científico, confiando somente naquilo que pudesse ser observado e medido.
A rejeição a Deus forçou os humanistas a uma busca mais profunda, levando-os a descobrirem a significação pessoal e política de vários conceitos, como a liberdade e a igualdade. Eles se esforçaram para encontrar uma moralidade mais natural e mais racional. No entanto, eles rapidamente se depararam com o problema do relativismo. "Liberdade, igualdade e fraternidade" eram as palavras da Revolução Francesa, mas com o Reino do Terror que veio em seguida constituíram um slogan vazio. Liberdade de quê? Igualdade em relação a quê?

Um defeito potencial do humanismo consiste no fato de que o propósito da vida freqüentemente não esteja claro. Isto pode deixar o humanista em um vazio espiritual, sem valores transcendentes ou direção - à deriva em um mar de idéias contraditórias.
O humanismo tem outras limitações. Quando associado ao internacionalismo, como a ONU, seus adeptos podem ser contaminados por sentimentos de ciúmes e rivalidades políticas, tal como ocorre naquela organização. Se estiver fundamentado no conceito de que Deus não existe, de que não há uma Consciência Superior dentro de nós, então, há uma tendência para se tornar cínico e materialista.
A filosofia humanista também pode levar as pessoas a negligenciarem as outras espécies, a considerá-las inferiores e a explorá-las para obter lucro. Esta atitude já foi chamada de "gênero-ismo" ou "antropocentrismo". O neo-humanismo de Sarkar nos encoraja a superar essa limitação, incluindo todas as formas de vida na nossa definição do que é "real" e "importante". Uma vez que somos claramente a espécie mais evoluída do planeta, deveríamos expandir nosso sentimento de amor e respeito a todos os seres do universo, tanto os seres animados quanto os objetos inanimados.
[...]

Uma Nova Definição de Progresso Social

As pessoas geralmente associam o progresso à melhoria do conforto material, ou ao aumento de tecnologia. Porém, Sarkar afirmou que o verdadeiro progresso não é possível no mundo físico. Todos os bens físicos cedo ou tarde se degradam, e qualquer acumulação de natureza física pode ser perdida por acidente, doença ou velhice. Cada invenção material, mesmo que torne nosso modo de viver mais fácil e confortável, traz problemas, riscos ou efeitos secundários. No passado, quando as pessoas caminhavam ou andavam de carroça, ninguém sofria ferimentos graves em acidentes. Agora dezenas de milhares de pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos.
Paul Hawken escreveu que, na indústria dos Estados Unidos, a Academia Nacional de Engenharia calcula que 94% de todos os materiais utilizados na produção tornam-se lixo até que o produto final esteja pronto. Dos produtos acabados, após sua fabricação, 80% tornam-se lixo nos primeiros seis meses. [...]
É evidente, também, que a ampliação do conhecimento, da comunicação e da atividade mental nem sempre constitui o verdadeiro progresso ou conduz a um bem-estar mais profundo. Podemos esquecer o que aprendemos. O estresse, o nervosismo, a depressão e as doenças mentais são muito mais comuns entre as populações escolarizadas das sociedades industrializadas do que entre as pessoas menos instruídas das pequenas cidades do interior.
Hoje, mais do que nunca, o esforço para obter conhecimento deste mundo material e relativo, em constante mudança, é uma tarefa frustrante e estressante. Desde o primeiro livro, a Bíblia, publicada por Gutenberg, no século XVI, na Europa, calcula-se que o número de livros publicados no mundo tenha dobrado a cada sete anos, até a presente época. No começo do século XXI, a literatura científica e técnica global também tem dobrado a cada sete anos. É claramente impossível para qualquer ser humano acumular uma fração minúscula do conhecimento mundial em qualquer campo. Só os tolos podem estar orgulhosos de ter acumulado conhecimento.
Porém, sabedoria - verdade espiritual - é um tipo diferente de conhecimento. As verdades mais profundas da vida e do amor incondicional são uma fonte eterna de inspiração. O desenvolvimento espiritual é um processo de expansão da própria consciência, para criar um elo com o Infinito, para alcançar um estado de paz perfeita e felicidade infinita. Consciente ou inconscientemente todos os seres humanos estão à procura desse estado de consciência que está além da dor e do prazer. O esforço para alcançar esse estado pleno de bem-aventurança é a busca humana conhecida como espiritualidade.
Esta espiritualidade é diferente de ritos religiosos. Prout afirma que o desejo espiritual é inerente a todo ser humano e que o indivíduo pode experimentar esse desejo em diferentes momentos da vida.
É possível atingir liberdade ou liberação absoluta na esfera espiritual, mas no mundo físico e na esfera mental, a liberdade absoluta não existe. Prout propõe que somente as ações físicas e as expressões intelectuais que promovem o progresso em direção a esse estado de bem-estar infinito sejam consideradas progressivas. Por exemplo, garantir as necessidades mínimas de vida a todas as pessoas proporciona paz mental. Portanto, somente um plano econômico que propicie essas necessidades básicas poderá ser compreendido como progressista. Quando as pessoas não tiverem que se preocupar em pagar o aluguel, ou prover educação e assistência médica para sua família, elas terão tranqüilidade para desenvolver suas qualidades mentais e espirituais mais elevadas.


[Dada Maheshvarananda. Após o Capitalismo – A Visão de PROUT para um Novo Mundo. 2a ed. pp.61-65]

Nenhum comentário: