segunda-feira, 16 de maio de 2011

Capitalismo e Comércio Justo - Walmart e WFTO

Prezados/as

O Walmart, com sua estratégia de operar no setor do comércio justo e explorar cadeias produtivas nele inseridas, visando aumentar seus lucros, agregou "uma nova categoria à sua loja virtual, o E-Commerce Solidário".  E informava no ano passado que, "seguindo a diretriz da empresa de inserir a Responsabilidade Social e Ambiental em seu negócio, uma parceria com a Solidarium levará aos consumidores produtos desenvolvidos por diversas comunidades brasileiras." Pois agora, nesse ano de 2011, o portal solidarium.com.br (não confundir com solidarius.com.br, que nada tem a ver com o Walmart) passou a exibir o selo da WFTO, uma vez que o Solidarium é agora uma organização certificada pela Organização Mundial do Comércio Justo.  E quando alguém entra no Portal do Solidarium, que exibe o selo da WFTO e clica em comprar é levado ao site do Walmart para fazer as suas compras.  Assim, o Walmart, empresa que tem o maior faturamento do mundo, alcançando em 2009 a casa de US$ 408,214 bilhões (valor superior ao PIB da Áustria, Portugal, Argentina ou Venezuela), continua a avançar por sobre o comércio justo, agora com sua mais recente inovação: o "E-Commerce Solidário", acessível em: http://www.walmart.com.br/e-solidario/

O portal solidarium.com.br é registrado em nome da Associação Aliança Empreendedora, que tem sede em Curitiba, tendo sido registrado o domínio em 1/12/2006. Mas, por favor, não confunda com o portal solidarius.com.br que foi criado alguns meses antes, em 19/07/2006, em Curitiba, e que nada tem a ver com essa Associação. 

Entre os "parceiros e aliados" da Aliança Empreendedora, em nome de quem está registrado o  domínio solidarium.com.br, aparecem: Walmart, Santander, Natura, Danone, Sebrae, Gerdau, HP e Instituto Camargo Corrêa.  

Embora todo o esforço do capital em travestir-se de economia solidária, na empresa capitalista a democracia não existe - pois em última instância quem decide é que tem mais capital. E a responsabilidade social dessas empresas, salvo exceções, é administrada por um subsetor do departamento de marketing. Portanto, não se deve confundir a economia solidária com o auto-denominado "e-commerce solidário" do Walmart! Ainda que um clique em um link de compras num site de uma organização certificada pela WFTO conduza o consumidor ao carrinho de compras dessa companhia, cujo lucro líquido apurado no último trimestre fiscal recém-anunciado foi de US$ 6,056 bilhões. 

Abraços

Euclides Mance

Um comentário:

Rodrigo disse...

Prezado Euclides,
Li hoje seu post sobre o Wal Mart, Comércio Justo e Capitalismo.

Sou um dos fundadores da Aliança Empreendedora, organização parceira da Solidarium.

Gostaria muito de um dia marcar uma reunião para conversarmos, para que conheça as pessoas que idealizaram e iniciaram isso.

Temos como um princípio o de "Fazer para Mudar", assim como o de integrar e conectar pessoas e organizações para gerar alternativas e acessos que promovam a inclusão econômica e social,
Tentamos disseminar o empreendedorismo como uma atitude perante a vida e as dificuldades que ela apresenta, para que as pessoas possam criar e construir caminhos e alternativas que melhorem suas vidas, e muitas vezes fazemos isso e tentamos gerar impacto ao influenciar pessoas, organizações e o "sistema" por dentro, pois sabemos que todos somos humanos e queremos coisas boas e comuns enquanto sociedade.

Entendemos e apreciamos sua postura e visão crítica, e o que fazemos é justamente com a intenção de provovar o repensar de modelos e alternativas.

Toda a equipe da Aliança é formada por gente jovem, oriunda de movimentos jovens como AIESEC e Movimento Brasil Junior.
Não somos parte (nem queremos ser) de nenhuma conspiração, e escolhemos fazer isso a seguir carreira de trainee na Kraft e no HSBC.
Enfim, me coloco à disposição com um real interesse de conhecê-lo, de conversar, saber mais sobre suas idéias e opiniões, assim como expor aquilo que fazemos e acreditamos para somar no que for possível e melhor para todos ok?
Caso queira me ligar ou escrever, meu email é rmbrito@aliancaempreendedora.org.br, e meu celular é 41 99216728 ok?
Obrigado e um Grande Abraço
Rodrigo