terça-feira, 4 de agosto de 2009

Convenção Global de PROUT 2009 na Dinamarca

Convenção Global de Prout, realizada de 20-27 julho 2009, foi comemorativa do 50º aniversário da primeira introdução de Prout por PRSarkar. De 27 países e cinco continentes, vieram 240 participantes (incluindo 42 Dadas e Didis). Os participantes vieram de lugares distantes como Venezuela, Brasil, Argentina, Colômbia, Austrália, Nova Zelândia, e grandes contingentes vieram de Portugal e Síria.

O planejamento do evento começou há quase um ano atras. Ole Brekke(Vishvashanti) e sua família levaram outros proutistas dinamarqueses aorganizar a infra-estrutura.Ele enviou mais de 200 cartas individuais para patrocinadores para ajudaros participantes de países economicamente subdesenvolvidos a obter vistospara comparecer ao evento.


O local era lindo, na Unidade Mestra Ananda Gaorii situada no campo, à uma hora de Copenhagen, com gramados e jardins, macieiras e cerejeiras.Dada Ambareshvarananda coordenou as reformas que foram realizadas por DadaRudranath, Pavan, Ashutosh (Brasil), Pam'kaj (Austrália) e Dominic(Polônia). A pintura, remodelação e limpeza tomaram meses de trabalho,transformando o lugar para que pudesse acolher grandes eventos.


Houve ampla especulação quanto ao valor e até mesmo quanto à legitimidadeda convenção, o que gerou um elevado senso de antecipação e uma altafreqüência.


Carros designados fizeram muitas dezenas de viagens à estação de tremlocal para providenciar caronas grátis durante toda a convenção. Àchegada, cada pessoa recebeu como souvenir um livreto de 40 páginas com asnoticias das ações de prout, artigos de estratégias provocantes, tema deoficinas e vagas em projetos de Prout.


Em consonância com a ênfase de Prout em cooperativas, todos osparticipantes voluntariamente se ofereceram para participar decooperativas de trabalho que administravam as diferentes operações daconvenção, incluindo a programação, cuidar das crianças, preparação dasrefeições, limpeza, etc.O sistema funcionou muito bem e ajudou a fazer com que todos se sentissemcontribuindo diretamente para o sucesso do programa. Apesar da pressão dosnúmeros - mais do que o dobro do numero de pessoas do que o esperado-as cooperativas foram capazes de fazer com que todos se sentissem bem.


Dada Krtashivananda pronunciou um dos discursos de abertura, bem como uminspirador workshop sobre espiritualidade. Ele lembrou a todos o grandelegado de Dada Tadbhavananda que construiu a Unidade Mestre Ananda Gaorii.Dada Vandanananda deu as notícias da Índia ativistas de Proutrepresentantes dos samajas de Vidharba, Utkal e Koushal. Apresentaçõesinformativas foram dadas pelo pessoal de Prout do Instituto de Pesquisa daVenezuela, universidade de Gurukula, colégio de Prout e da exitosacooperativa de prout de café da Islândia. O trabalho de desenvolvimentocomunitário baseado em Prout foi destacado em Maharlika (Filipinas), Ganae Haiti. Jaya da Dinamarca explicou sobre a situação dos trabalhadoresmarginalizados.


Proutistas de todos os grupos e filiações estavam presentes, jovens e velhos.A diversidade de participantes de toda a Europa e do mundo e o processo deencontro de velhos amigos e a criação de novas amizades criaram umamaravilhosa sensação familiar. Abençoados kiirtans e profundas meditaçõesequilibraram o ardente desejo de mudar o mundo com a necessidade de sermosespiritualmente centrados e calmos.


Considerando que as convenções anteriores de Prout eram geralmentecentradas em palestras e aulas, este programa foi gerado de baixo paracima. "A Tecnologia de Espaço Aberto" permitiu a todos a expressarprimeiro seus interesses pessoais e, em seguida, formar grupos paradiscutir como promover Prout ao público na prática. Porexemplo, a forma de apresentar Prout às audiências ocidentais seculares,como utilizar ferramentas da internet para isso (blogs, wikis, twitters,etc), como organizar interessantes cursos de formação de Prout, comoutilizar a tremenda oportunidade da crise financeira mundial, estratégiasa nível de país, planejamento de Samajs a nível de blocos, as perguntasmais freqüentes, Prout nas artes e educação, websites eficazes, e muitomais. Uma dúzia de listas de e-mail específicas foi criada, de forma aesses grupos poderem continuar os seus esforços e monitorar a evolução emsuas casas. A maioria dos participantes assumiu compromissos pessoais.


Algumas das oficinas incluíram Ideação, falar em Público por DadaPranakrsnananda, Planejamento a nível de bloco por Ravi, Uso da Arte naMudança Social por Vishvashanti e Jaya, Desenvolvimento Pessoal por DadaLokeshananda e a política de Prout no Abuso de Drogas por Omkarnath.


Os programas culturais de cada noite foram incríveis, com artistasprofissionais como Phil Marriott, Dada Nabhaniilananda e Sukhadev,Vasudeva, Dada Vedaprajinananda, Malinii e Susmita e Didi Ananda Ragamaya.Houve ainda diversas apresentações, com canções em línguas diferentes.


No workshop de estratégia global, nós coletivamente optamos em nosconcentrar este ano nas seguintes metas:

1.Modernizar os sites de Prout com um canto ativista para atrair os jovens.

2.Reativar a revista Global Times em versão eletrônica.

3.Criar emocionantes cursos de formação de prout, a fim de criar muitosmais ativistas de Prout.

4.Definir simples slogans para o público em diferentes línguas.

5.Criar uma poderosa resposta de Prout à crise financeira mundial.

6.Desenvolver e implementar estratégias para a geração de renda para Prout.

7.Desenvolver e implementar uma estratégia de comunicação global internade Prout:newsletter, lista de e-mails, e recolhimento e divulgação de boas notíciasdas atividades de Prout.

8.Criar um sistema para acompanhar todos os objetivos e resoluções feitasaqui.

9.Realizar uma convenção anual de Prout aqui na Unidade Mestra Ananda Gaorii, Dinamarca.

A próxima está agendada para Julho de 20-25, 2010.

A próxima convenção Mundial de Prout está agendada para ocorrer na Venezuela no início de 2011.10. Melhorar as nossas instalações e acomodações aqui para que os proutistas desfrutem melhor deste lugar maravilhoso. Por favor, volte e traga seus amigos.


Entre em contato conosco se você quiser ajudar com qualquer um destes projetos. O coração da convenção, todas as deliberações, resoluções e recursos, estarão disponíveis dentro de alguns dias no www.proutworld.org/convention09.


No questionário de avaliação do evento, 80% dos inquiridos afirmaram que oespírito da convenção foi excelente. As críticas ao evento incluíram: workshops e programas bons demais (uma queixa maravilhosa!), equipes encarregadas da preparação das refeições ficaram sobrecarregadas efaltaram aos programas, a falta de comunicação sobre detalhes e alterações dos programas e o stress de tantas pessoas morando juntas.


Na cerimônia de encerramento, dois slogans ganharam um voto de aprovação popular:

"Exploradores cuidado, Prout vem ai! "

Em inglês é uma rima“Exploiters look out, here comes Prout!”


"Sem dúvida alguma, é hora de Prout! "

“Without a doubt, it's time for Prout!”


Não existe convenção ou conferência que possa mudar o mundo. No entanto, odinamismo, a sinergia e inspiração fizeram todos os participantes sesentirem empoderados com novas idéias e instrumentos eficazes para tornarProut uma realidade em seus locais, como parte de um movimento global.Juntos, nada é impossível.


Dada Maheshvarananda

Um comentário:

Eulalia Stucchi disse...

Com relação aos slogans, eu prefiro o segundo "Without a doubt is time for prout, porque o primeiro soa como uma ameaça.É uma linguagem inadequada, para a cultura de paz que prega a PROUT Eulalia Stucchi(11)93881669. Se você quer saber mais sobre a utilização da linguagem, me liga!