terça-feira, 14 de abril de 2009

Supressão, Repressão e Opressão



Prabhat Ranjan Sarkar
Discurso em 13 de Novembro de 1989, Calcutá.
[...]

Durante os últimos dois séculos, o capitalismo e o comunismo causaram muito sofrimento na sociedade humana. O comunismo já morreu de morte prematura, enquanto ainda estava no estágio de juventudade vigorosa, mas quando o capitalismo morrer, ele irá morrer de morte madura. O que causou a morte do comunismo? Ele morreu devido à reação da dor, sofrimento e torturas acumulados, que foram infligidos a pessoas inocentes pelo sistema comunista, que forçou as pessoas a viverem vidas não-naturais. O comunismo teve de encontrar uma morte negra enquanto dançava no êxtase do terror e do massacre.

O capitalismo e o comunismo poluíram o ar, a água e o ambiente neste mundo amante da paz. Por natureza, os seres humanos são amantes da paz, não amantes da guerra. Foram o capitalismo e o comunismo que causaram duas guerras mundiais e tantas outras batalhas sanguinárias no mundo, no passado recente.

Ambos esses dois sistemas criaram supressão, repressão e opressão nas mentes das pessoas. Mas enquanto o capitalismo torna as pessoas escravas, o comunismo torna-as piores do que escravas. [...] Devido à supressão, repressão e opressão causadas pelo comunismo, as pessoas não são transformadas em escravas, e sim a mente humana é transformada em matéria. Isto porque no comunismo os valores humanos não existem, e assim a mente humana torna-se inerte como matéria. Neste estado, as pessoas não têm conexão com o Eu ou a alma.

[...]

Devido a PROUT, uma vibração simpatética [*i.e., ressonante] começou por todo o planeta. As pessoas começaram a pensar que não precisam mais ser oprimidas pela filosofia apodrecida do comunismo. Elas perceberam que não são como mulas que carregam açúcar mas não têm direito de comê-lo. Enquanto os líderes comunistas tinham poder, eles suprimiram as pessoas, mas hoje em dia as pessoas estão rebelando-se contra os seus líderes, devido à sua educação e ao seu pensamento racional. Se tanto a educação quanto o pensamento racional estiverem presentes, as pessoas definitivamente irão rebelar-se contra a opressão. Mesmo que um desses fatores estiver presente, as pessoas também irão lutar contra um regime opressor.

As pessoas já jogaram fora a filosofia apodrecida do comunismo, e agora elas estão ansiosas para preencherem a lacuna que foi deixada após isto. Nós não devemos mais perder tempo. Este vácuo deve ser imediatamente preenchido com PROUT.

Se PROUT não tivesse sido proposto, levaria mais trinta anos para que o comunismo fosse descartado. No dia em que eu formulei os cinco princípios fundamentais de PROUT, eu percebi que isto seria o toque fúnebre do comunismo. O comunismo morreu de morte prematura pelo menos há trinta anos. PROUT veio em 1959, mas o comunismo colapsou em 1989. Se PROUT não tivesse vindo, o comunismo teria durado mais 30 a 35 anos. Agora o comunismo tem de abandonar o terreno.

No comunismo, os líderes querem controlar as pessoas através da força bruta, mas em PROUT nós iremos inspirar as pessoas através do serviço desinteressado. Os comunistas não apóiam o serviço desinteressado e acreditam que se for prestado serviço às pessoas, então elas ficarão satisfeitas e não irão revoltar-se contra o sistema. Mas esta crença é falsa. Na grande fome de Bengala [*em 1943], mais que cinco milhões de pessoas morreram de inanição, mas ninguém revoltou-se. Se vocês prestarem serviço, se vocês ensinarem às pessoas e encorajarem-nas a desenvolverem a sua racionalidade, então elas irão revoltar-se contra um sistema desumano. Pessoas desorganizadas e irracionais são incapazes de lançarem uma revolução.

Onde há tortura de pessoas boas, o sistema que apóia isso certamente será destruído. Há muitas pessoas boas neste mundo que querem fazer um bom trabalho. Vocês deveriam convencê-las, trabalhar com elas e organizá-las para fazerem o máximo de serviço pela humanidade sofredora.

Marx era um homem bom. Ele tinha sentimentos fortes pela humanidade sofredora, e por compulsão de fazer alguma coisa, ele escreveu a sua teoria. Contudo, a sua teoria não era prática. Ele não compreendeu as implicações da sua teoria, quando ele a propôs. Os livros de Marx refletiram a sua preocupação pela humanidade rebaixada, e convenceram muitas pessoas. Líderes como Lênin e Mao [Tsé Tung] assumiram a tarefa de materializar as suas idéias na sociedade. Eles não eram pessoas más, mas assim que tentaram materializar a teoria de Marx, eles se depararam com muitas dificuldades práticas. Ao perceberem que a teoria era defeituosa, eles ficaram frustrados e começaram a cometer muitas atrocidades. Stálin era um demônio que matou milhões de pessoas. Tudo isto ocorreu por causa dos defeitos inerentes do Marxismo.

[...]

Os seres humanos, os humanos universais, tiveram de passar por tremenda luta devido à supressão, repressão e opressão, e às catástrofes criadas pelo capitalismo e pelo comunismo. Onde quer que haja supressão, repressão e opressão, os seres humanos são forçados a seguirem o caminho do dogma. O comunismo prega o dogma, o capitalismo prega o dogma, e as assim-chamadas religiões baseadas nas escrituras também pregam o dogma. Agora é chegado o momento da emergência da terceira força psíquica, na qual não haverá mais supressão, repressão e opressão. Que a mente desenvolva-se de acordo com os seus anseios; que a mente seja livre. Que haja uma sociedade humana de coordenação e cooperação.

Este é o último estágio. Nós estamos esperando pelo sol nascente com raios de cor carmesim. Mesmo agora, os raios de cor carmesim [já] são um pouco visíveis. Estes raios de cor carmesim são os raios de PROUT.



Publicado em: Prout in a Nutshell Part 17

Nenhum comentário: