quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PERMACULTURA

A Permacultura foi desenvolvida na década de 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren como uma resposta ao sistema industrial e agrícola convencional, reorganizando conhecimentos ancestrais, habilidades, sabedoria tradicional e informação moderna sobre plantas, animais e sistemas sociais e adicionando novas idéias. Um caminho alternativo a extinção das espécies animais e vegetais, a redução dos recursos não-renováveis e ao sistema econômico destrutivo.

Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis; criação consciente de sistemas que sejam ecologicamente corretos e economicamente viáveis; que supram suas próprias necessidades, não explorem ou poluam e que, assim, sejam sustentáveis a longo prazo.


Filosofia de trabalho COM a Natureza e não CONTRA ela.

Princípios Éticos:
Cuidado com a Terra;
Cuidado com as Pessoas;
Partilha Justa.






Princípios de Design:


1. Observe e Interaja
2. Capte e Armazene Energia
3. Obtenha Rendimento
4. Pratique a Auto-Regulação e Aceite Feed-Back
5. Use e Valorize os Serviços e Recursos Renováveis
6. Não Produza Desperdícios
7. Design Partindo de Padrões para Chegar aos Detalhes
8. Integrar ao invés de Segregar
9. Use Soluções Pequenas e Lentas
10. Use e Valorize a Diversidade
11. Use as Bordas e Valorize os Elementos Marginais
12. Use Criativamente e Responda as Mudanças




http://www.permacultureprinciples.com/ethics.php

A Flor do Sistema de Design da permacultura mostra as áreas chave que requerem transformação para a criação de uma cultura sustentável. Alguns desses campos específicos, sistemas de design e soluções que tem sido associados com essa visão mais ampla são mostradas em torno da periferia da flor. O caminho evolutivo em espiral, iniciando com ética e princípios, sugere o entrelaçamento desses domínios inicialmente no nível pessoal e local, evoluindo posteriormente para o nível coletivo e global. A estrutura em forma de teia de aranha dessa espiral sugere a natureza incerta e variável desse processo de integração.





Os princípios de design de permacultura jamais poderão substituir o conhecimento técnico e as experiências práticas de sucesso. Contudo, esses princípios podem oferecer uma estrutura conceitual para geração continua de soluções para situações e locais específicos, que são necessárias para se avançar além dos êxitos limitados do desenvolvimento sustentável até um reencontro entre cultura e natureza.

Alguns links:

Nenhum comentário: