terça-feira, 12 de agosto de 2008

Manejo Sustentável de Águas


A falta de saneamento básico é um grave problema nacional. A maior parte dos esgotos são lançados in natura nos rios, lagos e no litoral, pois o custo elevado de sistemas centralizados pode inviabilizar a sua implantação.

Sistemas naturais de tratamento de esgoto, como o biodigestor ou o biossistema integrado representam uma revolução em nosso olhar, pois nesses sistemas:

OS DEJETOS DEIXAM DE SER PROBLEMA E PASSAM A SER SOLUÇÃO


Michael Shaw

É membro fundador do Ecovillage Institute, em Findhorn e é um dos diretores da parceria Findhorn Foundation –Escócia – UK. Engenheiro, desde 1989 trabalha com a Ocean Arks International (OAI), onde esteve envolvido em todas as fases do desenvolvimento e execução de sistemas de tratamento naturais de águas servidas. Implementou vários sistemas naturais de tratamento e recuperação deáguas servidas, inlcuindo os "restores" (técnica de restauração de solo para contenção de águas). Com Dr. John Todd, fundador do OAI, é autor de duas patentes de tratamento de água. Com base na Ecovila Findhorn, na Escócia - atualmente realiza trabalhos de consultoria em design ecológico, como sistemas de tratamento de esgoto e descontaminação de rios e lagos, entre outros trabalhos, na Etiópia, Índia, Rússia e China, resolvendo problemas severos da contaminação da água. É especialista em assentamentos com emissão de carbono neutro.

Valmir Fachini

É membro fundador e diretor executivo do OIA O Instituto Ambiental, em Petrópolis, RJ.Trabalha desde 1992 com projetos e implantação de Biossistema Integrado - BSI, desenvolvido no Brasil por iniciativa do especialista em Permacultura, Prof. George Chang; pelo presidente da Fundação Gaia, Prof. Jose Luzenberger e pelo presidente do Hamburger Umweltinstitut e V. Prof. Michael Braungarten, com patrocínio da União Européia, coordenação científica de Katja Hansen e direção internacional de Douglas Mulhall. Como consultor internacional, supervisionou o desenvolvimento da tecnologia de BSI em: República Dominicana, Matagalpa, Nicarágua e Espanha. Foi professor honorário da Universidade Agro Florestal de Jarabacoa, na República Dominicana, em 2007. O BSI foi escolhido como exemplo de tecnologia social para o lançamento do Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil/Unesco.

PALESTRA NA POLITECNICA - USP

Av. Prof. Almeida Prado, 83, trav. 2 - Predio da Engenharia Civil - Auditorio 138

Dia 14 de Agosto das 19:00 as 21:00h




Nenhum comentário: